Pe Gilsimar

Biografia resumida do Padre Gilsimar dos Santos Ferreira

O Padre Gilsimar dos Santos Ferreira nasceu em 25 de maio de 1975 na cidade de Pombal – PB. Atualmente, o vigário possui 41 anos de existência e é filho de João Ferreira da Silva (in memoriam) e Maria do Socorro dos Santos Ferreira (in memoriam). A responsabilidade pela sua criação adotiva se deu por uma prima legítima de sua mãe, a senhora Severina de Lima do Nascimento (in memoriam).

O seu crescimento ocorreu na Rua Monsenhor Oriel Fernandes, Bairro dos Pereiros, em Pombal. No Grupo José Avelino de Queiroga foi iniciado o seu estudo nas primeiras séries. Posteriormente, o processo educacional se deu na Escola Estadual João da Mata, Escola Estadual de 1º e 2º Grau Arruda Câmara e Escola Polivalente Monsenhor Vicente Freitas.

Iniciando o processo vocacional no início do ano de 1993 com encontros no Seminário Diocesano Nossa Senhora da Assunção, os estudos foram emigrados para a cidade de Cajazeiras no Colégio Diocesano Padre Rolim e finalizar o ensino médio. O ensino superior, por sua vez, aconteceu no Curso de Filosofia Verdade e Vida e o  último ano na  FAFIC- Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras e no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda (IFTO), na cidade de Olinda – PE.

No período do Seminário em Cajazeiras, o Padre realizou residência na PCP em Camocim de São Félix – PE, Petrolina – PE, Graciosa – Paranavai – PR, Jaboatão dos Guararapes – PE, Recife – PE, Carmópolis – SE, Lucena – PB, Aracajú – SE, Princesa Isabel – PB e Aracajú – SE.

Ao entrar na Província Carmelita Pernambucana no ano de 2000, ocorreu 3 anos de formação inicial (Postulando I, II e Noviciado) e mais 4 anos de Teologia (Juniorato).

No dia 19 de janeiro de 2003 foi realizado os votos solenes temporários. Já em 10 de fevereiro de 2007 foram realizados os votos solenes perpétuos. No dia 9 de junho de 2007 ocorreu a ordenação diaconal e em 15 de dezembro de 2007, a ordenação sacerdotal.

No dia 25 de agosto de 2015, no retiro do Clero, o Padre Gilsimar foi acolhido de volta à Diocese de Cajazeiras por Dom José González Alonso, sendo o Ad Experimentum realizado na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em São João do Rio do Peixe – PB,  no dia 3 de setembro de 2015 com o Pároco Padre Damião Nunes Viana, onde auxiliou além da referida Paróquia, a do Menino Deus, localizada na cidade de Triunfo – PB.

Em 29 de abril de 2016, o Padre Gilsimar tomou posse na Paróquia Menino Deus (Triunfo – PB) como administrador paroquial por um período de 6 anos.

pe-gilsimar