Ofício da Novena do Natal – Menino Deus

13 jan 2014

CHEGADA- SILÊNCIO, ORAÇÃO PESSOAL.
Acendimento da vela do Advento
Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas as nossas vidas com a luz de Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com toda a ternura do coração. Amém.

ABERTURA
– Estes lábios meus, vem abrir, Senhor, (bis)
Cante esta minha boca sempre o teu louvor! (bis)
– Venham adoremos a nosso Senhor, (bis)
Vem vindo em sua glória nosso Salvador. (bis)
– Já chegou o tempo, o Senhor vem vindo! (bis)
Venham, pelo deserto, um caminho abrindo! (bis)
– O Senhor nos chama para a conversão, (bis)
A ele preparemos nosso coração! (bis)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)
– Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos! (bis)
Nosso Senhor vem vindo, a Deus louvação! (bis)

ACOLHIDA
Irmãos e irmãs, o Senhor está perto! Sua graça e paz estejam com vocês!
– Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

RECORDAÇÃO DA VIDA
Iniciamos este oficio do Natal tornando bem presentes todas as nossas preocupações, dificuldades, angústias, mas também realizações, anseios, esperanças… Enfim, nossa vida que pede mais vida. Invocamos hoje o Senhor como Mistério de amor em nossas vidas. Nesta comunhão, lembremos os fatos, os acontecimentos, as pessoas, os grupos… com quem queremos estar reunidos e unidos na oração nesta espera do novo Natal do Senhor.

HINO
1. Ó vem! Ó vem, Emanuel! És esperança de Israel! Promessa de libertação, vem nos trazer a salvação!
Dai glória a Deus, louvai, povo fiel, virá em breve, o Emanuel.
2. Ó vem aqui nos animar as nossas vidas despertar dispersas as sombras do temor vem pra teu povo, ó Salvador!
3. Ó vem rebento de Jessé, e aos filhos teus renova a fé, que possam o mal dominar e sobre a morte triunfar.

ORAÇÃO
Ó Deus, promessa de paz, enviaste teu Filho Jesus, para revelar o mistério do teu Reino a todos os povos e nações. Escuta as preces destes teus filhos e filhas em oração. Restaura-nos no teu amor, manifesta a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

SALMODIA (147)
Jerusalém, povo de Deus, Igreja Santa, levanta e vai, sobe as montanhas, ergue o olhar: lá no oriente desponta o sol da alegria, que vem de Deus aos filhos teus: eis o teu dia!

1. Louva, Jerusalém, louva o Senhor teu Deus: tuas portas reforçou, e os teus abençoou: te cumulou de paz, e o trigo em flor te traz!
2. Sua Palavra envia, corre veloz sua voz. Da névoa desce o véu, unindo a terra e o céu; as nuvens se desmancham, e o vento sopra e avança.
3. Ao povo revelou palavras de amor. A sua lei nos deu e o Mandamento seu; com ninguém fez assim, amou até o fim.
4. Ao Deus do céu louvemos a ao que vem cantemos; e ao Divino então, a nossa louvação! Aos três, que são um Deus. Exalte o povo seu!

LEITURA BIBLICA

RESPONSO
Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá aquele que a terra seca em jardim converterá. Ó Belém abre teus braços ao Pastor que a ti virá.
– Emanuel Deus conosco, vem ao nosso mundo, vem!
1. Ouve, ó pastor do teu povo, vem do alto céu onde estás!
2. Vem teu rebanho salvar, mostra o amor que lhe tens!
3. Salva e protege esta vinha, foi tua mão que a plantou!
4. Salva e confirma este eleito, ele, que é nosso pastor!

MEDITAÇÃO
CÂNTICO DE ZACARIAS
1. Bendito o Deus de Israel que seu povo visitou e deu-nos libertação enviando um Salvador, da casa do rei Davi, seu ungido servidor.
2. Cumpriu a voz dos profetas desde os tempos mais antigos, quis libertar o seu povo do poder dos inimigos, lembrando-se da aliança de Abraão e dos antigos.
3. Fez a seu povo a promessa de viver na liberdade, sem medos e sem pavores dos que agem com maldade e sempre a ele servir na justiça e santidade.
4. Menino, serás profeta do Altíssimo Senhor pra ir a frente aplainando os caminhos do Senhor, Anunciando o perdão a um povo pecador.
5. É ele o Sol Oriente que nos veio visitar. Da morte, da escuridão, vem a todos libertar. A nós seu povo remido para a paz faz caminhar.
6. Ao nosso Pai demos glória e a Jesus louvor também. Louvor e glória, igualmente, ao Espirito que vem. Que nosso louvor se estenda hoje, agora e sempre. Amém!

PRECES
Irmãos e irmãs, com Maria aguardamos vigilantes a manifestação do Filho de Deus que a todos quer salvar.
Maranathá, vem, Senhor Jesus!
– Ó Cristo, faze de nosso coração e de todo o nosso ser a tua morada e vem nos salvar!
– Ó Cristo, assumiste nossa fraqueza e nossa pobreza, faze-nos fortes e ricos em teu amor!
– Ó Cristo, guia em teu caminho todos nós que te esperamos nas estradas deste mundo!

PAI-NOSSO
BÊNÇÃO
O Deus da esperança, da alegria e da paz permaneça com todos nós, agora e para sempre. Amém.
Bendigamos ao Senhor!
– Graças a Deus!
O auxilio divino permaneça sempre conosco!
– E com nossos irmãos e irmãs ausentes!